quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ESTÉTICA: INTRODUÇÃO CONCEITUAL

  Quando se fala em estética, logo se pensa em beleza. Ela é encontrada em expressões como estética corporal ou facial, senso estético e etc., neste caso, a estética é usada como qualidade. Mas pelas expressões usadas no campo das artes como: estética renascentista, estética realista e etc., ela é usada como um substantivo, como características de formas daquele período, podendo ser chamada de estilo.

  Na filosofia, a estética também é ligada à noção de beleza, pelo estudo do belo e das sensações que causa no homem.

Ligando a arte a filosofia, ela vai ter a função de expressar a beleza de modo sensível.

  Os filósofos tentaram fundamentar e objetivar a arte e a beleza.

Platão discutia a beleza como um estado ideal. No mundo das idéias, a idéia é a essência. O objeto já nascia belo, pois era uma aproximação do ideal.

  Para David Hume, empirista, o belo está no sujeito. O belo é algo que está em nós e nós determinamos o que é belo ou não. O objeto é só um objeto.

  Para Kant, o belo tem que causar um sentimento e todos temos dentro de nós a noção de belo e é o juízo que vai determinar o que é belo ou não, tendo a universalização do juízo.

Já Hegel, tem a noção de futuro, o objeto vai dar o sentido de beleza (vir a ser) e o conceito de belo é mutável.

  Hoje em dia, cada objeto estabelece seu próprio tipo de beleza.

No século XIX, quando a arte deixa de ser “a cópia do real”, passa a ser avaliada de acordo com sua proposta e o sentimento que ela causa, e o que determina se é belo ou feio, é a forma da representação. Se a obra é feia, é porque ela é mal feita, por tanto, não pode ser considerada arte.

  É preciso julgar o objeto por suas particularidades, com olhar puro, sem preconceito. Quando se exerce a aptidão de se abrir, desenvolve a aptidão de compreender.
  A experiência do belo é desinteressada, não visa interesse prático imediato. Ela é a experiência da presença do objeto e do sujeito que a percebe.
  A obra de arte pede para que se abra a ela, sem normas ou preconceito, simplesmente com a finalidade de entrar no seu mundo e sentir o que ela transmite verdadeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário