segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A sensação causada à sociedade ao ver Marlene Dietrich com terno na década de 30. (NOVO)

Marlene Dietrich foi uma atriz e cantora alemã naturalizada estadunidense. Uma das atrizes mais marcantes no cinema, e a primeira mulher a usar publicamente calça na década de 1920.


Quando Marlene Dietrich usou na década de 1930, um terno completo com gravata criou um grande desconforto pelo peso e rigidez das formas tipicamente masculinas.

O início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) contribuiu, para a popularização da calça. Se os homens tinham de ir para o front, sobrou para as mulheres a tarefa de trabalhar fora de casa.

Em 1920, Chanel apostou em uma das mais marcantes de suas inovações: uma calça larga, inspirada nos marinheiros, que facilitava os movimentos e era confortável, mas era usada somente pelas mulheres mais ousadas.

Quando ainda estava se recuperando do impacto causado pelas calças de Chanel, a sociedade foi novamente impactada quando a diva do cinema Marlene Dietrich aparece no filme Morocco, de Josef Von Sternberg, usando chapéu e terno masculino.

Marlene Dietrich, que fez do terninho seu emblema, zomba das convenções, pois as mulheres da época não usavam calças e isso ajudou a mudar uma visão ultrapassada que vigorava na época, exprimindo a necessidade então emergente de reposicionamento feminino na sociedade, em busca da sua própria afirmação, principalmente no trabalho.

A partir de, na década de 60, Yves Saint Laurent criar o Le Smoking, simbolizando o novo posto ocupado pela mulher na sociedade, com boa dose de glamour e atitude, o visual passou a fazer parte de todas as coleções do criador e do guarda-roupa das mais chics.

E logo depois, na década de 80, os Power Suits se tornarem vestuários praticamente básicos de mulheres trabalhadoras que então já haviam conquistado uma posição importante no mercado de trabalho, essa imagem passou a causar menos impacto.

Atualmente, por estarmos em momento de valorização de silhuetas S que respeitam as formas do corpo feminino, a imagem pode causar um estranhamento maior do que na década de 80 onde o terno feminino contava geralmente com modelagens mais folgadas e assim mais similares com o terno masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário