quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA

O ser humano na Modernidade foi racional, hoje, no Pós-modernismo, ele é um ser complexo, mas como considerava Kant, o estético e o imaginário também estão ligados.
O mundo contemporâneo se constitui do mundo imaginário com o visual e virtual. A estética está indo em direção à multimídia,a globalização, internet e etc, proporcionam prazer e comtemplação. A estética visual é tolerante à imperfeição, imprecisão e etc, não há qualquer preocupação em apresentar pureza e ainda contradiz conceitos estruturais de beleza, diferentemente da Moderna.
O homem é constituído tanto de razão, quanto de sensibilidade. Não há julgamento neutro, por mais racionais que sejamos, não deixamos as emoções de lado.
No Pós-moderno não há um esrtilo,pois é a cópia de vários estilos. Nas construções de hoje, há estilos da antiguidade e modernidade combinados com o pós-moderno. O mundo está fragmentado, não há mais a busca pela perfeição presente na modernidade, o que está em evidência são os produtos industriais e de mídia.
O homem deseja qualidade de vida e a tecnologia torna nossa vida mais prática e prazerosa, por isso o convívio com as máquinas. A facilidade de comunicação, nos deixa com a idéia de um mundo de paradoxos. O imaginário humano se volta para as tecnologias como tv e cinema, se refletindo na nossa estética interior, a confundindo.
Para compreender o mundo, é preciso desenvolver a sensibilidade do ser humano e de sua própria percepção. O mundo imaginário está no nosso dia-a-dia, o relevante tornou-se ter e não ser.
A modernidade buscava o novo, original, a pureza, a arte como uma obra única. O mundo pós-moderno, está condicionado a aceitar todas as manifestações imaginárias humanas, é um mundo de pluraridade, onde se valoriza o eclético.
Edgar Morion afirma que vivemos num mundo complexo, sem verdades absoluta e o sociólogo Michel Maffesoli diz que é pelo imaginário que retornamos às raízes dos sentidos, que nos remetem a sonhos, fantasias, assim, a novos conceitos estético.
O homem pós-moderno é subjetivo, instável e flexível, não segue regras e persegue os desejos de liberdade, de sua ação, expressão e pensamento, levando-o a interagir com si e estabelecendo as raízes de sua existência.
Mas ainda ficamos com resquícios da crítica modernista, vendo beleza apenas em obras já consagradas, rejeitando a arte contemporânea.
As grandes verdades deixaram de existir para dar lugar à complexidade. As emoções e sentimentos podem tornar um objeto belo e estético, isso está no nosso olhar em relação ao objeto, independente de possuir valor ou não às regras da modernidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário