terça-feira, 2 de novembro de 2010

CRÍTICA ESTÉTICA

CAMPANHA GATABAKANA 2010.




     A campanha da marca catarinense Gatabakana para a coleção de outono/inverno 2010 foi estrelada pela atriz Paloma Bernardi. Os ensaios foram feitos na Lapa, Rio de Janeiro, o que tem tudo a ver com a essência brasileira da marca. Os cliques foram feitos pelo fotógrafo Rodrigo Marques, tendo como cenário principal nessa foto, os Arcos da Lapa ao fundo de um andaime, combinando com a atitute rock proposta pela stylist Ale Duprat, que apresenta uma coleção inspirada no rock dos anos 80 e com a proposta visivelmente absorvida através do make e das peças.
     O cenário, o make e toda a atitude e personalidade presentes na imagem, fazem das peças a combinação de um "ar" atrevido e provocante, mas também belo.
     E se tratando de belo, é possível citar 2 filósofos que discutiram o "belo" do ponto de vista estético, para analisar essa imagem: Platão e Aristóteles.
     Primeiramente, segundo a teoria de Aristóteles de que beleza decorre da harmonia, ordem, equilíbrio, grandeza e proporção, a tradução desses conceitos se encaixa perfeitamente na imagem. A modelo no centro da foto, torna-se proporcionalmente grandiosa e está em perfeita harmonia com o cenário e toda imagem em si.
     Seguindo a teoria da reminiscência de Platão, que fala das matérias como sendo imitações para se atingir modelos ideais, isso fica explícito na modelo e no look, onde se vê a releitura da atitude rock, um conceito tirado da recordação de tendência de uma época. E com toda a imagem que é preciso para representar o rock e sua atitude, houve a preocupação da preservação de um ideal de beleza, que mesmo em uma acampanha com um tema que exige uma atitude mais forte, com personalidade e um certo atrevimento, talvez o mais importante que a beleza para a representação do rock, a exaltação da beleza da atriz, que é vista como um ideal de beleza a ser seguido por muitas mulheres, não deixou de ser levado em consideração e se fez presente em todo o ensaio.

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