terça-feira, 9 de novembro de 2010

TEORIA HEGELIANA DA BELEZA

     Hegel tem noção de futuro, o objeto vai dar o sentido de beleza e essa beleza, é mutável. Para ele: " A Beleza... se define como manifestação sensível da Idéia".
     Em seus fundamentos, Hegel segue os passos de Schelling na afirmação de sua teoria e aceita o pensamento platônico de que Beleza é um modo de representação da Verdade. E discorda do pensamento de Kant que Beleza é "um universal sem conceito". Ele diz que a Verdade é conceitual, pois se fundamenta na Idéia, e como a Beleza é a representação da Verdade, tem o poder de formar conceitos.
     Assim, a Idéia é a essência da realidade, é a Verdade não objetivada. A Idéia representada e exteriorizada no concreto é o Ideal, que é a Beleza.
     Seguindo os passos de Schelling, fala sobre liberdade e necessidade. A liberdade é subjetiva, não se exterioriza. Já a necessidade natural, não é livre e é objetiva. A liberdade é o Bem, Verdade, leis universais. Mas há por outro lado, as inclinações do homem e seus sentimentos individuais. Para conciliar essa oposição, o homem vive em combate à essa contradição. Na busca pela Verdade suprema para a solução dessas contradições, toda a oposição perde valor. Essa verdade mostra que a liberdade tomada por si mesma, independente da necessidade, não é algo absolutamente verdadeiro e nem se pode atribuir à necessidade nela mesmo, caráter de verdade.
     De acordo com Hegel, as 3 etapas que o homem deve passar para chegar ao Absoluto é a Arte, Religião e Filosofia. Na Arte, ele encontra a espiritualização do sensível, na Religião é construída um sentido através de confronto das idéias captadas pela Arte, e a Filosofia é a compreensão lógica da análise entre a Arte e Religião.
     O homem é dilacerado, quando espírito e liberdade são colocados diante da necessidade da natureza, assim, ele sente a oposição entre sua natureza espiritual e a realidade bruta. Então, procura espiritualizar-se para diminuir essa oposição e se vale da Arte, Religião e Filosofia como meios para tal. E assim, tenta superar as contradições de seu destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário